AA Copia Copia
1) Para você, qual a importância de conhecer e compreender as concepções de educação a partir da consciência do contexto histórico em que foram produzidas?
R. Primeiramente se faz necessário tomar conhecimento e a partir daí analisar o contexto histórico da época e traçar um paralelo com os teóricos atuais, afim de saber como era a educação naqueles tempos.Temos que admitir que refletir sobre a educação atual é uma tarefa muito difícil em uma época caracterizada pela diversidade de pensamentos,paradigmas e ações. Vive-se a heterogeneidade das abordagens sociais, das leituras de mundo, o esfacelamento das grandes teorias que explicaram as formações sociais até agora.
2) O conhecimento, para Sócrates e Platão, se dava na alma, na essência da pessoa. Sendo assim, era centrado no intelecto, priorizando a teoria. Em relação à concepção de educação proposta por eles, podemos afirmar que a educação acontece por meio da atividade prática do aluno, orientada pelo professor, por meio de seu exemplo?
R. Sim, porque o professor é o mediador no processo ensino aprendizagem. O professor tem consciência de que ele não está apenas em sala de aula, nos ensinando apenas conteúdo escolar, ele nos ensina sobre a vida, como podemos lidar com os relacionamentos, nos ajudando a acreditar e a viver. E na maioria das vezes essa relação está permeada pela paciência e benevolência. Especialmente nos primeiros anos escolares, sabemos o quanto é importante que a criança perceba no olhar do professor que ela é bem-vinda.
3) Na Idade Média, Aquino e Agostinho dão um cunho religioso às concepções de educação de Sócrates, Platão e Aristóteles, resgatando-as de forma a adequá-las aos interesses