Cap Tulo 4 CO
Afeto: abrange um grande número de sensações experimentadas pelas pessoas, englobando tanto a emoção quanto o sentimento.
Emoção: expressões afetivas intensas dirigidas a alguém ou alguma coisa. Quase sempre são de curta duração e são geralmente acompanhadas de reações fisiológicas, tais como choro, batimento cardíaco acelerado, etc.
Sentimento: também é chamado de estado de ânimo ou humores; são estados afetivos menos intensos e mais duráveis do que as emoções e que geralmente não requerem um estímulo contextual para se manifestar.
Exemplos de emoção: raiva, desprezo, paixão, entusiasmo, inveja, medo, frustração, decepção, constrangimento, aversão, felicidade, ódio, esperança, ciúmes, alegria, amor, orgulho, surpresa e tristeza.
Afetividade Positiva: dimensão dos sentimentos que consiste em emoções positivas específicas, tais como entusiasmo, autoconfiança e alegria, e o mínimo de tédio, preguiça e cansaço.
Afetividade Negativa: dimensão dos sentimentos que inclui estados afetivos como nervosismo, estresse e ansiedade e o mínimo de relaxamento, tranquilidade e equilíbrio.
Esforço emocional: a expressão de emoções desejadas pela organização feita pelos funcionários durante os relacionamentos interpessoais no trabalho.
Dissonância emocional: inconsistências entre as emoções que sentimos e aquelas que projetamos/demonstramos; fadiga emocional.
Emoções sentidas: emoções genuínas de uma pessoa.
Emoções demonstradas: emoções requeridas pela organização e consideradas apropriadas para determinado cargo.
Teoria dos Eventos Afetivos
A teoria dos eventos afetivos demonstra que os trabalhadores reagem emocionalmente às coisas que lhes acontecem no trabalho e que isso afeta seu desempenho e sua satisfação. É um modelo que sugere que os eventos do local de trabalho causam reações emocionais por parte dos funcionários e que influenciam as atitudes e comportamentos no local de trabalho.