Chave Eletronica
DA ELETRÔNICA
ELETRÔNICA GERAL
Chave eletrônica
Introdução
O transistor, em sua aplicação mais simples, é usado como uma chave eletrônica, ou seja, pode ser usado para acionar cargas elétricas. A principal diferença entre o transistor e as chaves manuais é que pode ser acionado eletricamente e não manualmente como nas as chaves mecânicas.
Vantagens e desvantagens
Quando comparado com uma chave mecânica , uma chave eletrônica apresenta vantagens e desvantagens. Vantagens : não apresenta desgastes; não apresenta arco voltaico; e alta velocidade de comutação.
Desvantagens:
apresenta uma pequena queda de tensão pois tem uma pequena resistência ao conduzir; apresenta uma pequena corrente de fuga (nA) quando aberta; e dissipa potência ao conduzir, necessitando de dissipador.
Reta de carga
A reta de carga corta as curvas características do coletor e mostra dois extremos de operação do transistor.
A esses extremos denominamos de região corte e região de saturação. Veja ilustração:
A chave eletrônica
Para que o transistor opere como chave deve-se encontrar os pontos extremos da reta de carga, para encontrar esses pontos tomaremos, como referência, o circuito típico mostrado ao lado.
A chave eletrônica e suas aplicações – Autor: Clodoaldo Silva - Atualização: 17Ago2006
1
CLUBE
DA ELETRÔNICA
ELETRÔNICA GERAL
Encontrando a corrente de saturação (Icsat)
Em um transistor, se aumentar a corrente de base a corrente de coletor também aumenta e com isso, VCE se aproxima da zero.
Analisando a malha (I)
VCC = VRC + VCE
VCC = IC.RC + VCE
VCC – VCE = IC.RC
Para fins práticos, considera-se VCE = 0 o que resulta em uma nova equação:
Quando o transistor chega a esta situação, VCE ≈ 0, sua corrente de coletor não aumenta mais e diz que, o transistor esta operando na região de saturação e funciona como uma chave fechada.
Encontrando a VCE corte
O recíproco também é verdadeiro, uma vez diminuindo a corrente de base diminui-se a corrente de coletor para próximo de zero,