APS FILOSOFIA GERAL
Curso: Direito 2ºperiódo Turma A
Descrição: FAÇA SÍNTESE DO TEXTO "O SENTIDO DA VIDA" DA APOSTILA.
Qual é a razão radical da vida humana? A pergunta se torna mais angustiante quando a vida as soma ao acontecimento da morte. A vida, o mundo, o homem a história são irremediavelmente absurdos porque há um continuo e radical fracasso das ambição e racionais que, como escandalosa morte, afundam todas as esperanças do homem. Este pode ser analisado sob um prisma mitológico, sob um prisma tecnológico numa dimensão de fé ou sob prisma filosófico, que nos interessa mais de perto aqui.
A filosofia parte de alguns premissas como a identidade da natureza para todo homem, o princípio da finalidade e a orientação da vontade humana. Identifica o fator que possibilita o bem supremo tanto individuais com sociais. A solução depende da aceitação ou não de uma realidade transcendente ao ser humano, só resta duas alternativas imanentismo e transcedentrismo éticos.
Imanentismo Ético nada existe além da presente vida, por isso o bem supremo deve ser buscado entre os bens presentes na vida do homem. Estes tipos de bens são materialismo, Ultra espiritualismo, Progressismo.
O trancendentismo Ético refere-se que o bem supremo é o saber Absoluto que Transcende a experiência sensível acessível a todo homem e plenamente estável, sua posse possibilita uma total planificação e felicidade, Mas o mesmo só é possível na vida imortal, fora do espaço e do tempo, é pois na presente vida as limitações e sofrimentos são incompatíveis com a felicidade total. E possível a posse do ser absoluto que se dará através de um profundo conhecimento do ser.