1 Luis Felipe 2 2
São Paulo, ao final do século XIX, com a ascensão do café, levou a cidade para uma era de prosperidade, de apenas uma cidade a um grande centro de comercio e porta de saída para o produto de muito valor que era o café.
Países como Estados Unidos e o continente Europeu criou um grande incentivo para famílias empreendedoras surgirem e expandirem suas terras e negócios.
Com a região oriental de São Paulo dedicada ao cultivo do café, com o passar do tempo as grandes famílias começaram a buscar investimentos no exterior, principalmente na Europa, para que se investisse em infra-estrutura na cidade de São Paulo para o transporte dos produtos e assim podendo tornar o produto mais barato.
Em 1914 com o assassinato do arque duque Francisco Fernando da Áustria, inicia a primeira grande guerra.
Com a situação piorando na Europa, uma grande leva de Europeus imigraram para o Brasil no século XIX.
Estes imigrantes tinham gostos diferentes e costumes a qual os brasileiros não estavam habituados, os levando a criar e fabricar artigos que consumiam em sua terra natal.
Grandes investidores, trouxeram a energia elétrica, as fabricas, etc…
São Paulo com a acensão da industria, começou a se desenvolver um sistema de transporte de bondes e trens em volta da malha ferroviária, que tinha a utilidade de transporte de mercadorias e também de trabalhadores para as grandes fabricas, com armazéns e as fabricas na proximidade ao trilho.
São Paulo teve uma grande crise por conta do crescimento populacional em um curto espaço de tempo, principalmente por conta da grande leva de imigração por motivos de guerra.
A cidade para tentar receber este fluxo grande de pessoas, começou a ser construídos inúmeros cortiços e vilas operarias para poder abrigar seus empregados, principalmente para eles residirem perto de seus locais de trabalho.
A cidade em 1920 com uma população de 880 mil moradores e com 258 km de extensão, começou a ser