Aula 4
Introdução
Há algumas décadas percebeu-se que preservar a natureza significa também preservar a própria vida humana no planeta terra porque fazemos parte de todo esse sistema.
Inicialmente a preocupação era pela extinção dos animais, mais tarde a questão do desmatamento das florestas, a poluição da atmosfera até que se atentou para todos os tipos de impactos que possam prejudicar o meio ambiente, como por exemplo, a poluição causada pelas indústrias com suas emissões de CO2, gerada principalmente nos países desenvolvidos. TACHIZAWA (2004) afirma que “a expansão da consciência coletiva com relação ao meio ambiente e a complexidade das atuais demandas sociais e ambientais que a comunidade repassa às organizações, induzem a um novo posicionamento por parte dos empresários e executivos em face de tais atuais questões”.
Como forma de verificar e divulgar quais empresas que realmente apresentam uma postura ambientalmente correta estabeleceu-se sistemas de avaliação de desempenho ambiental, com normas e critérios padronizados para o mundo todo. O conjunto de normas mais conhecido é o da série ISO 14000. Isso porque não basta apenas anunciar que seus processos e produtos não causam danos ambientais, é preciso provar. E o mais importante nesse processo: o cliente passa a confiar muito mais na empresa.
Atuar de maneira ambientalmente responsável é ainda hoje um diferencial entre as empresas, destacando-as nesse competitivo mercado. Porém, em breve, este diferencial se tornará em um pré-requisito e quanto antes as empresas perceberem esta nova realidade, maior será a chance de se manterem no mercado.
Análise Ambiental na Empresa
A gestão ambiental inclui uma série de atividades que devem ser administradas para formular estratégias de administração do meio ambiente para assegurar que a empresa esteja em conformidade com as leis ambientais, implementar programas de prevenção à poluição, gerir instrumentos de correção de