Aula 3 m dio
Baden Bell
INTRODUÇÃO
As atividades econômicas, sejam urbanas ou rurais, recebem
e sofrem influencias do meio ambiente no qual estão inseridas.
Fabricas dão emprego, mas para que isto ocorra, elas
provavelmente poluem o ambiente afetando pessoas, que muitas vezes não recebem diretamente seus benefícios.
O uso de pesticida numa empresa agrícola,faz com que a
produtividade aumente, porém isto também tem um custo social, pois os seus resíduos irão afetar a sociedade como um todo, poluindo o ar e a água, que são utilizados indistintamente por toda a sociedade.
INTRODUÇÃO
Ao setor rural compete, de certa forma, equilibrar a
poluição ambiental filtrando a atmosfera através de suas matas e parques e devolvendo à mesma sociedade, um produto, purificando, o ar.
O administrador do futuro, terá certamente, que pensar nas
muitas restrições que lhes serão impostas, a bem de uma qualidade de vida melhor na sociedade urbana, que passa a exigir maiores cuidados nos tratos de plantas e animais, muitas vezes sem saber que isto implica em custos adicionais para ambos, empresários agrícolas e sociedade.
INTRODUÇÃO
Compete ao empresário agropecuário tomar
decisões que levem em conta fatores ambientais, hoje ainda pouco percebidos, mas que, em um futuro não muito distante, estarão afetando a lucratividade de sua empresa. A habilidade de administrar esses conflitos, de maneira racional, vai definir o empresário agrícola eficaz das próximas décadas. INTRODUÇÃO
Conforme Souza et al (1988) “a administração
é uma ciência e também uma arte. Ciência porque possui um referencial teórico próprio, passível de ser tratado pelo método científico.
E arte porque inclui, na resolução dos problemas que surgem na condução das organizações, habilidade, sensibilidade e intuição”. O que é ADMINISTRAÇÃO RURAL?
É um ramo da Ciência Administrativa que
estuda os processos racionais das decisões e ações administrativas em organizações rurais”
ANDRADE (2001).
Ex: