Aula 2
Souza
A Psicologia do
Desenvolvimento
Procura utilizar os princípios e as informações que as pesquisas psicológicas oferecem acerca do comportamento humano, para tornar mais eficiente o processo ensino-aprendizagem.
Procura compreender como as pessoas crescem e se desenvolvem e mostrar como essa compreensão é importante para o trabalho escolar.
Dedica-se a estudar noções gerais sobre o desenvolvimento do sujeito seus princípios , fatores, fazeres e as características mais importantes de cada uma das fases do desenvolvimento.
Traz uma abordagem sobre alguns aspectos importantes para o desenvolvimento: a família, a comunidade, os amigos,a escola, etc.
A contribuição da Psicologia do Desenvolvimento abrange 3 aspectos fundamentais:
Compreensão do aluno: compreensão de suas necessidades, suas características individuais e seu desenvolvimento, nos aspectos físico, emocional, intelectual e social. Compreensão do papel do professor:
Compreensão do processo de ensino-aprendizagem:
o professor também aprende enquanto ensina e o aluno quando aprende também ensina.
Para o professor, não é suficiente conhecer o aluno.
É necessário que ele saiba como funciona o processo de aprendizagem, como o aluno pode aprender de maneira mais eficiente, além de outros aspectos ligados à situação de aprendizagem, envolvendo o aluno, o professor e a sala de aula.
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano. Concepção inatista.
Concepção ambientalista: teoria behaviorista ou comportamentalista Concepção inatista
Crença de que as características e capacidades de cada ser humano já estão praticamente prontas no momento do nascimento. O indivíduo amadurece naturalmente.
A responsabilidade pelo desenvolvimento está no sujeito.
Ignora-se a influência da cultura
Concepção ambientalista: teoria behaviorista ou comportamentalista. Atribui exclusivamente ao ambiente a constituição das características humanas e privilegia a experiência como