Elabora O Proj
Em alguns casos a instituição financiadora fornece um modelo próprio de projeto para ser seguido. Mesmo assim, algumas dicas são sempre úteis.
Em primeiro lugar, defina claramente qual é a área de atuação e qual é o objetivo principal do seu projeto, procurando sempre deixá-lo menos ideal e mais factível.
Em seguida, faça por escrito uma relação do que é necessário para a execução desse projeto, incluindo os objetivos, os meios que serão utilizados para alcançá-lo, quais recursos serão necessários e como consegui-los e, por fim, como será possível avaliar se ele foi bem sucedido.
Procure dividir o projeto em etapas a serem cumpridas, pois isso facilita a execução, além de ajudar a identificar possíveis falhas no processo. Com essa espinha dorsal preparada, fica bem mais simples redigir o texto final do projeto, que deve, necessariamente, contemplar todos os quesitos anteriormente listados.
Um bom projeto deve conter os seguintes itens: resumo, objetivos, metodologia, orçamento e apêndices.
Resumo: em uma única página, forneça as informações mais gerais sobre o projeto, principalmente no que se refere ao tipo de problema se pretende combater, a importância social de fazê-lo, qual é a forma e o tempo necessário para atingir o objetivo e qual é o custo previsto para isso. É muito importante obter uma ótima impressão no resumo, pois é ele que vai despertar a atenção do avaliador da instituição doadora e fazê-lo ler o projeto até o final. Cuide especialmente da coesão e coerência do texto, além de apresentar correção gramatical perfeita.
Objetivos: o projeto deve apresentar a maneira de solucionar ou minimizar o problema identificado no