Metodologia da ciência
EQUIPE: CARLOS JOSÉ LACERDA BATISTA MARIA SUELY PEREIRA
Professor: Gleison – Metodologia da Ciência
Introdução
Este trabalho falará sobre as diversas formas que as operações com números naturais, adição, subtração, multiplicação e divisão têm a nos oferecer, tanto aos professores, que estabelecerão seus métodos de ensino, como os alunos que absorverão estes novos e diferentes conteúdos matemáticos pra sua realidade, pra sua situação assim pré-estabelecida, e que eles terão de colocá-las em prática.
Referencial Teórico
Diversidade dos conceitos das operações e suas implicações nas resoluções de classes de situações-problema, conceitos, caractérísticas, justificativas dos autores aqui citados.
Metodologia
Metodologia de ensino da matemática, seus conceitos e suas aplicações, de como as operações com números naturais podem ser desenvolvidas em sala-de-aula.
• PRINCIPAIS REFERÊNCIAIS
1. Brasil, Ministério da Educação e do desporto Parâmetros Curriculares Nacionais, 1996. (http://www.paulofreire.org/proj/pec6par.htm) consultado em 31 de janeiro de 2008.
Por que é tão importante trabalhar com esses diferentes conceitos? Considerando que cada conceito permite agir sobre uma classe de situações-problema, excluir um conceito implicar o não desenvolvimento da habilidade de o aluno resolver a classe de situação que esse mesmo conceito implica . Nesse sentido, é preciso lembrar que, ao fazer o reducionismo conceitual das operações, a escola está distanciando-se dos objetivos do ensino da matemática previsto nos parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL/MEC,1996): resolução de situações-problema.
Baseado na citação