Pao de açucar
Londrina
2011
A importância da Afetividade no processo de Ensino Aprendizagem
RESUMO
Esta pesquisa tem o objetivo de mostrar a importância da afetividade entre o professor e o aluno, trazendo assim para dentro da sala de aula mais harmonia, e que o aluno possa com isso ter mais facilidade de aprendizagem sustentando que o afeto constitui-se em um aspecto inseparável presente em qualquer atividade, pois o indivíduo precisa estar emocionalmente bem, para construir o seu processo de ensino e aprendizagem e, sobretudo, a necessidade das instituições desenvolverem trabalhos que elejam a afetividade despertando à todos os que fazem a escola: aluno, professor, funcionários e pais.
Devem acontecer dentro de um ambiente afetivo, onde a relação professor aluno é a base para o pleno desenvolvimento. Este trabalho busca através de um estudo bibliográfico a importância da afetividade professor-aluno no processo de ensino aprendizagem.
Palavras-chave: relação professor-aluno, afetividade,
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho procura apresentar que nas escolas pode-se ter uma boa relação professor-aluno e que o professor não deve ser apenas aquele que elabora as provas e que ensina conteúdos e sim aqueles que tem em suas mãos a função de educar e aprimorar o aluno para a vida portanto, todo professor deve avaliar-se e prestar atenção naquilo que pode causar interferência no relacionamento com seus alunos e na maneira como ele exerce seu papel de educador. O educador tem como importância o diálogo na relação professor-aluno assim como a afetividade e o respeito mútuo. A relação professor- aluno para construção de um conhecimento precisa também de outros fatores, qualidade dos estímulos do ambiente para que satisfaçam as necessidades básicas de afeto, apego e outros no qual a criança estabelece