Motivação humana
O estudo da motivação se refere basicamente às razões pelas quais as pessoas se comportam de certo modo.
Motivação é “alguma força direcionada dentro dos indivíduos, pela qual eles tentam alcançar um meta, a fim de preencher uma necessidade ou expectativa.”
Deste modo, se um gerente deseja melhorar o trabalho de uma organização, deve dar atenção ao nível de motivação dos seus participantes, encorajando seus assistentes e subordinados ao direcionamento dos esforços ao alcance dos objetivos e metas da organização.
Necessidades e Expectativas no Trabalho
A motivação intrínseca está relacionada a recompensas psicológicas, tais como a oportunidade de usar a habilidade de alguém, um sentido de desafio e realização, recebimento de um reconhecimento positivo ou apreciação, ser tratado de maneira considerável.
A motivação extrínseca está relacionada a recompensas tangíveis ou materiais, tais como: salários, benefícios adicionais, seguros de vida, promoções, contratos de trabalho, ambiente e condições de trabalho.
A motivação no trabalho também é influenciada por um conceito importante: o contrato psicológico, que consiste numa série de expectativas entre cada indivíduo – membro da organização, e a organização como entidade.
Estas expectativas não são definidas formalmente, e mesmo que individuo e organização possam não estar a par conscientemente destas expectativas, o relacionamento indivíduo-organização ainda assim é afetado por elas.
O Ciclo da motivação
O ciclo da motivação é uma sequencia de eventos que inicia com necessidades insatisfeitas, e termina depois que o individuo analisa as consequências da tentativa de satisfazer aquelas necessidades.
O ciclo se constitui de seis estágios, que são: 1. Existe uma necessidade ou um objetivo não satisfeito, de uma pessoa; 2. A pessoa procura alternativas, por meio de um comportamento dirigido, que poderiam satisfazer a necessidade determinada; 3. A pessoa escolhe a “melhor”