Aula 1 Xilogravura
XILOGRAVURA
Prof. Sergio Cunha
Arte-Educador
Apreciação de Obra de Arte
A Chuva
Oswald Goeldi
50X40 cm. Xilogravura - 1955
Conversando sobre a imagem...
O que você vê representado nessa imagem?
O que mais chama a sua atenção?
Por que será que tudo é tão escuro?
Para onde será que este homem está indo?
Quais as cores que aparecem?
Esse homem é velho ou novo? O que você acha?
Lendo a imagem...
Apreciando a imagem “A Chuva” de Oswald Goeldi, distinguir o jogo de luz e sombra, entre claro e escuro, que resulta de texturas diferentes, de tramas mais fechadas ou abertas.
Produção Artística
Frottage
A frottage permite conhecer uma maneira simples e eficaz alguns aspectos da gravura, pois propicia uma técnica que permite multiplicidade, impressão e pesquisa de novos procedimentos tão presentes no processo da gravura.
Proposta de atividade 1
Dispor sobre uma mesa materiais para pesquisa de texturas (Folhas secas, lixas, acrílicos texturizados, tampas diversas, papelão ondulado etc.), folhas de papel de seda de cores diversas e papel sulfite, material para registro das texturas (giz de cera, lápis de cor, carvão, grafite) e canetas hidrocor preta.
Discutir:
Como os tons de cinza da gravura se dão por texturas diferentes, por tramas mais fechadas ou abertas.
O que é matriz e o que é impressão.
A diferença do processo de impressão na técnica de frottage – que é direto – de outras técnicas – que são invertidas -, Istoé, a gravação deve considerar o espelhamento da imagem.
Solicitar aos alunos uma pesquisa de texturas que resulte numa diversificada coleção. Registrá-las em papéis e contornar as diferentes formas com caneta hidrocor. Diante dos resultados eleger um tema e se valer do uso de diferentes trabalhos.
Que carimbo eu faço?
Proposta de atividade 2
Pegue algumas batatas, e com um estilete, corte-a ao meio e nela faça um desenho, algo simples, como um carimbo. Numa folha de papel, vá carimbando