Introdução o ao Excel com orçamento domestico
Julio Preuss - 28/06/2006 - 17:30
Navegar na Internet e escrever textos quase todo o mundo já sabe, mas e quanto às planilhas, como o Excel, Calc e outras menos cotadas? Para muitos, não passam de grandes tabelas sem muita utilidade (Figura 1), mas é só entender um pouquinho sobre elas que as planilhas podem se tornar suas melhores amigas. Basta dizer que foram elas as grandes responsáveis pela popularização dos PCs e do Windows – lá no final dos anos 1980, início dos 1990, muitos compravam computador só para isso!
Que tal começarmos a brincar com o Excel, a planilha mais usada do mundo, e aprendermos a usá-lo para controlar um simples orçamento doméstico? E nem vamos precisar montar a planilha do zero: em http://office.microsoft.com/pt-br/templates, a Microsoft oferece dezenas de modelos para o Excel – do nosso orçamento doméstico (Figura 2) a uma tabela com os jogos da Copa e sistema de administração de “bolão”. O único porém é que o site funciona mal no Firefox e é impossível baixar os modelos.
Aberto o modelo (Figura 3), tratemos de entender por que o Excel é mais que uma simples tabela. Repare que algumas células – o nome que recebe cada retângulo da planilha – já estão preenchidas. Experimente trocar o valor do aluguel, inicialmente em R$ 1 mil, e preste atenção no subtotal de moradia, no total de custos e no saldo. Viu como o programa calcula tudo automaticamente? Isso é uma planilha.
Fórmulas não tão secretas
Sabe como ela faz isso? Por meio de fórmulas, que podem ser digitadas numa célula qualquer do mesmo jeito que fizemos para alterar o valor do aluguel. Clique na célula B18 (as células recebem o nome da coluna e linha onde estão, como num jogo de Batalha Naval), onde está o subtotal de moradia, e dê uma olhada na linha branca do alto da tela, logo abaixo da barra de ferramentas (Figura 4).
Ao lado do símbolo ƒx, que indica uma função, vemos a fórmula =SOMA(B8:B17). Já entendeu, né? Ela manda