ANÁLISE COGNITIVA DE LUQUET
RESUMO
Ser professor e ser aluno vai além da relação de ensinar-aprender os conteúdos de ensino, envolve uma absorção de aprendizagem valorativa muito intensa. Este artigo tem como objetivo discutir a importância da xilografia dentro da história da arte, como é usada, a qual representa bem o termo “gravar para o futuro”. O final do processo é a impressão que fica impregnada com tinta no papel ou tecido. Sempre vale lembrar que a gravura é uma das linguagens mais antigas da história da humanidade. Além de introduzir aspectos da cultura popular, o professor poderá demonstrar que a arte apresenta formas e utilidades diferentes, de acordo com o contexto em que se desenvolve, sendo que a escola propicia um conhecimento sistemático sobre aspectos que não estão associados ao campo de visão ou vivência direta possibilitando ao indivíduo conhecimento científico construído e acumulado pela humanidade.
Palavras chaves: Xilografia, conhecimento, gravar, gravura.
1.INTRODUÇÃO
A gravura foi criada através da necessidade humana de se comunicar e de se expressar artisticamente Ela é um método de riscar, gravar sobre uma determinada superfície ou material que permite a sua reprodução a partir de uma matriz.É o resultado das técnicas de impressão, que consiste em transferir uma “imagem” da matriz para uma superficie para ser reproduzida e assim são várias cópias são geradas.
O presente artigo se fundamenta em fazer uma pesquisa sobre as técnicas utilizadas, conceitos e as formas de gravação. Sendo que algumas técnicas foram aplicadas nas aulas de gravura tendo um envolvimento e encantamento com a prática realizada. Vendo como cada detalhe é importante para uma boa impressão.
2. GRAVURA
Podemos dizer que a gravura já foi feita pelos homens das cavernas, no período da pré-história.
Nessa imagem podemos perceber que alguém usou a própria mão com matriz e sobrou pó colorido encima dela e ao retira-la sua mão ficou marcada na