audição
(http://rle.dainf.ct.utfpr.edu.br/hipermidia/images/documentos/
Abordagem_morfofuncional_dos_orgaos_sensoriais.pdf)
A orelha é o órgão responsável por detectar ondas sonoras. O aparelho auditivo humano é dividido em três partes, cada uma com suas funções próprias, sendo as três indispensáveis para o bom funcionamento da audição: a orelha externa, orelha média e orelha interna. Essas três partes serão explicadas separadamente mais adiante.
O som propaga-se produzindo ondas sonoras que se deslocam até atingir a orelha externa. O mecanismo da audição transforma estas ondas sonoras em sinais elétricos e os transmite como mensagens, por meio do ramo coclear do nervo vestíbulo coclear para o córtex auditivo, presente no lobo temporal do cérebro.
Outra função da orelha é a filtração do som, processo este que auxilia na localização da origem dos sons que chegam até o indivíduo e, no caso dos humanos, o processo de filtração seleciona sons na faixa de frequência da voz humana, facilitando o entendimento.
• ORELHA EXTERNA: A orelha externa é constituída pelo pavilhão auditivo e pelo meato acústico externo. Todo o pavilhão auditivo, exceto o lóbulo da orelha, é constituído por tecido cartilaginoso recoberto por pele, tendo como função captar os sons e conduzi-los para a orelha média. É por meio do meato acústico externo que a orelha média se comunica com o meio exterior. O meato acústico externo possui cerca de três centímetros, se encontra atravessando o osso temporal do crânio e é revestido internamente por pelos e glândulas que produzem a cera. Tanto os pêlos como a cera retêm partículas de poeira e microrganismos existentes no ar atmosférico. O meato acústico externo termina em uma delicada membrana denominada membrana timpânica ou apenas tímpano. Essa membrana está afixada no meato acústico externo por um anel fibroso denominado anel timpânico. O meato acústico externo tem a função de transmitir os sons captados pela orelha para