Audiçao
A audição é exclusiva dos vertebrados tetrápodes: anfíbios, répteis, aves e mamíferos. As aves não têm pavilhão auricular, mas sua capacidade auditiva é maior que a do ser humano.
Além de sua função auditiva, as orelhas também têm uma função relacionada ao equilíbrio. Em todos os vertebrados existem canais semicirculares, que informam sobre a posição do corpo.
A Orelha Humana
O ouvido, atualmente denominado orelha, é um complexo órgão sensorial relacionado a dois sentidos: a audição e o equilíbrio. Os receptores especializados na captação de estímulos mecânicos permitem detectar sons e analisar a posição do corpo.
A orelha e os sons
A orelha humana é bem desenvolvida e permite ao homem distinguir as qualidades do som (seu timbre, seu tom e seu volume) e sua direção (a posição no espaço da fonte emissora).
Nem todos os sons são percebidos pela orelha humana, que é capaz de detectar frequências compreendidas entre 20 Hz e 20 mil Hz.
Os sons com frequências maiores que as detectadas pelo ser humano são os ultrassons. Podem ser captados por alguns animais (cães, golfinhos ou morcegos).
Da mesma forma, os sons extremamente graves, inferiores a 20 Hz, não são captados pela orelha humana, mas apenas por outros animais, como as