audição
A audição é um dos cinco sentidos. O ouvido é o responsável pela capacidade de ouvir, ou seja, pela audição e pelo equilíbrio do corpo. É composta por três estruturas: orelha interna, orelha média, e orelha externa.
Ouvido externo: É composto pela orelha, ou seja, pelo pavilhão auricular e pelo meato acústico externo. No ouvido externo as ondas sonoras são concentradas.
Ouvido médio: É composto pela membrana timpânica, ou tímpano, como já foi chamado. A membrana auditiva é um conjunto de três ossículos (martelo, bigorna e estribo) e da tuba auditiva. Do ouvido médio, as ondas sonoras são transmitidas ao nervo auditivo.
Ouvido interno: É composto por três estruturas, (vestíbulos, cóclea, e ductos semicirculares) que são preenchidas por um liquido. Dentro da cóclea existem as células ciliadas. O ouvido interno aloja as terminações do nervo auditivo.
Do ouvido externo ao cérebro, o caminho seguido pelo estímulo sonoro é semelhante ao do estímulo visual:
• cabe ao ouvido externo conduzir os sons até o tímpano ou membrana timpânica, que vibra ao ser estimulado;
• ao vibrar, o tímpano ativa os três ossos do ouvido médio: o martelo, a bigorna e o estribo. Estes concentram as vibrações sonoras, conduzindo-as até a cóclea, que forma o ouvido interno;
• a cóclea é um tubo cheio de fluido, onde se encontra o órgão de Corti, que é o órgão da audição: um conjunto de células sensitivas especializadas, responsáveis pela recepção dos sons. Sons diferentes, ao atingir a cóclea através do estribo, produzem ondas de amplitudes e velocidades diversas no fluido da cóclea, recebidas pelas células sensitivas correspondentes.
• transformados em impulsos nervosos, os sons são levados da cóclea ao córtex cerebral através do nervo auditivo.
Nossos ouvidos também nos ajudam a perceber o que está ocorrendo a nossa volta. Além de perceberem os sons, eles também nos dão informações sobre a posição de nossos corpos, sendo parcialmente responsáveis por nosso equilíbrio. O