audição
A audição é o sentido que nos permite aprender a falar. E tem mais, o ouvido está sempre alerta, mesmo quando você está dormindo! Procure lembrar quantas vezes já foi acordado por um barulho que veio da rua, dos vizinhos ou até mesmo da sua casa.
O ouvido é um órgão bastante sensível, por isso é importante não assistirmos televisão com o volume alto ou ouvir música no último volume.
Mesmo os aparelhos pessoais utilizados diretamente na orelha devem ficar em um volume tal que apenas você ouça, e não todos aqueles que estão ao seu redor.
O OUVIDO (ORELHA) INTERNAMENTE
DIVISÃO DO OUVIDO HUMANO
Ouvido
externo:
É formado pelo pavilhão auricular e pelo canal auditivo. Esse canal, responsável pela amplificação e condução dos sons, compõe-se da membrana timpânica no fundo e é revestido de pelos e glândulas.
Ouvido
médio:
Esta parte é composta por três pequenos ossos, bigorna, estribo e martelo que têm a capacidade de amplificar as vibrações em até 22 vezes. Juntamente com a membrana timpânica, têm a função de formar uma audição perfeita.
• Martelo, estribo e a bigorna
• Atua como um amplificador sonoro. • Aumentam a intensidade das vibrações do tímpano através dos ossículos (martelo, bigorna e estribo).
• Transmite as vibrações amplificadas ao ouvido interno ⇒ caracol (cóclea)
• Protegem o sistema auditivo de sons acima de 90 dB diminuindo a amplitude das ondas sonoras.
Ouvido
interno:
Também conhecido por labirinto, é formado pelo aparelho vestibular e pela cóclea. O labirinto é responsável pelo equilíbrio e a cóclea pela percepção dos sons • As vibrações do tímpano e dos ossículos são transmitidos ao cérebro através da cóclea. • Dentro da cóclea, os órgãos ciliados de Corti transformam as vibrações em meio líquido em impulsos elétricos transmitidos ao cérebro através do nervo acústico.
A cóclea é o órgão que identifica e interpreta os sons .