Audição
A audição é um sentido de importância e necessidade incomensurável para os seres vivos.
É através da audição, que muitos animais se guiam e sobrevivem nas florestas desde pequenos, uma vez que, os mesmos não têm os sentidos igualitários, como é o caso dos seres humanos. O cachorro, por exemplo, possui um sistema auditivo mais desenvolvido por ter uma faixa sonora mais abrangente.
Para os seres humanos a audição também exerce um papel de suma importância e necessidade, levando em conta que é instrumento de comunicação e de recepção de mensagens orais, logo, uma pessoa que não tem um bom desempenho do aparelho auditivo não consegue uma absorção de informações com tanta facilidade.
Esses e outros quesitos serão explicados e várias curiosidades serão feitas a respeito da audição ao longo do processo de desenvolvimento deste trabalho.
OBJETIVOS:
- Compreender os fenômenos que acontecem relacionados à audição;
- Estudar a estrutura e as funções do aparelho auditivo;
- Apresentar os tipos de anomalias da audição;
- Saber como cuidar do ouvido.
DESENVOLVIMENTO
SISTEMA AUDITIVO
A audição tem grande importância para todos os seres, é o primeiro dos cinco sentidos a serem desenvolvidos num feto, e desempenha um papel de suma importância no ato de comunicação.
O ouvido nos ajuda a perceber o que está ocorrendo a nossa volta, ele percebe os sons, e nos dá informações sobre a posição do corpo, portanto é parcialmente responsável pelo equilíbrio.
Sabe-se que todo som causa uma vibração, todavia, nem toda vibração emite um som audível, uma vez que humanos são incapazes de escutar sons muito baixos ou muitos altos. Diz-se então que a audição humana compreende entre 20 e 20.000 Hz variando de pessoa para pessoa.
Para que uma pessoa escute, uma gama considerável de eventos precisa ocorrer. Tudo começa pelo som, que deve ser audível e deve se propagar até o aparelho auditivo, que obviamente, deve estar em boas condições de funcionamento. Quando as