Audição
Redenção – PA
Maio de 2012
Acadêmicos:
Beatriz Mota Milhomem
Ilana Pires
José Weliton Neves
Josué Richardson
Marcus Vinicius Diniz de Carvalho
Pablo Pierry Santana
Thamyris de Azevedo Coelho
SISTEMA AUDITIVO
Redenção – PA
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4 1.0 Orelha externa: Cadeia Auditiva 5
1.1 Estrutura e funções do aparelho auditivo 5
1.2 Captação e condução do som 8 2.0 Orelha Média: Mecanismo centrais da audição 9 2.1 Amplificação e Sistema Alavanca 10 2.2 Intensidade e frequência do som 10 3.0 Orelha Interna: Cóclea e Transmissão dos sons 11 3.1Transformação de energia 12 4.0 Tipo de surdez 13
CONCLUSÃO 17 BIBLIOGRAFIA 18
INTRODUÇÃO
O órgão responsável pela audição é a orelha (antigamente denominado ouvido), a maior parte da orelha fica no osso temporal, que se localiza na caixa craniana. Além da função de ouvir, o ouvido também é responsável pelo equilíbrio.
A orelha está dividida em três partes: orelha externa, média e interna (antigamente denominados ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno).
A audição é um dos cinco sentidos básicos cuja função é captar os sons existentes no meio em que vivemos e enviá-los ao córtex cerebral. Os sons ou barulhos são originados pelas ondas sonoras liberadas no ar sofrendo compressão e descompressão. Devido às diferenças na freqüência de cada onda sonora ouvimos diferentes sons.
O som é um tipo de energia mecânica, resultado da transmissão de energia de partículas de ar em vibração, de uma fonte sonora em direção a partes mais distantes. Freqüência sonora é um conceito que caracteriza a altura de um som, definindo-o como grave, médio ou agudo. A freqüência é expressa em Hertz (Hz), ou ciclos por segundo, e é inversamente proporcional ao comprimento de onda. Os sons comuns apresentam uma ampla