Teste mecânicos
2002; 10(3):118-27
TESTES MECÂNICOS PARA A AVALIAÇÃO
LABORATORIAL DA UNIÃO RESINA/DENTINA
MECHANICAL TESTS FOR LABORATORY EVALUATION
OF RESIN/DENTIN BONDING
Fernanda Cristina Pimentel GARCIA
Paulo Henrique Perlatti D´ALPINO
Doutorandos em Dentística Restauradora da Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
Raquel Sano Suga TERADA
Profa. Dra. do Departamento de Dentística Restauradora da Faculdade de Odontologia de Maringá – PR.
Ricardo Marins de CARVALHO
Prof. Associado do Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Dentários da Faculdade de Odontologia de Bauru –USP.
A
obtenção de uma união forte e durável entre os materiais restauradores e a estrutura dentária é de fundamental importância para a longevidade dos procedimentos restauradores. Embora os testes laboratoriais não reproduzam fielmente as condições que ocorrem clinicamente, eles representam um importante parâmetro de análise, uma vez que apresentando um eficiente desempenho in vitro, provavelmente resultará em uma melhor performance clínica. Há uma série de testes mecânicos para avaliação da união adesiva dente/material restaurador, sendo que cada um deles apresenta características e parâmetros próprios. Objetivou-se com este artigo, informar e comentar as diversas modalidades científicas de avaliação da interface adesiva dente/restauração.
O assunto é de interesse dos pesquisadores que buscam o entendimento dos variados testes mecânicos que serão discutidos e analisados no presente trabalho.
UNITERMOS: Adesivos dentinários; Biomecânica; Dentina.
INTRODUÇÃO
A busca por um material restaurador adesivo às estruturas dentárias reflete-se na constante introdução de novos produtos no mercado odontológico. Embora essa renovação freqüente de produtos seja uma conseqüência da evolução tecnológica e aprimoramento dos conhecimentos, apresenta-se também como um desafio aos profissionais que se encarregam de avaliar esses produtos. A velocidade de