parada
PROJETO ÓLEO DE COZINHA
Prof. Juliano Salomão Guimarães
Birigui
2011
1- Introdução
Todos sabemos da importância dos recursos naturais para a sobrevivência das espécies que habitam nosso planeta, principalmente a água, que é o elemento fundamental para a existência da vida na Terra.
Para a vida humana, inegavelmente a água é o elemento mais crítico e importante, água cobre aproximadamente três quartos da superfície da Terra. 97,5% desse total é formado de água salgada (oceanos e mares) e 2,5 %, de água doce. Desses 2,5%, a maior parte (2,1%) está sob a forma sólida (gelo) nas regiões polares, ou em rios e lagos subterrâneos, o que dificulta a ação do homem; e 0,4% é o que resta para ser utilizado por nós. Apenas 0,4% estão disponíveis para o consumo direto. E o que pode ser ainda mais grave é que não se sabe ao certo qual parte desses mananciais está livre de contaminação (WEERELT, 2003).
Falar sobre a importância da água é algo que todos sabem, mas porque ainda estamos contribuindo para planeta da água de nosso planeta.
Existem diversos tipos e focos de poluição, como por exemplo o óleo de cozinha que será tema central deste projeto, mas antes temos que entender o que é e como este óleo pode provocar ao meio ambiente.
Então se observa que o principal problema envolvendo o óleo vegetal é o seu descarte, pois este óleo usado nas cozinhas de casas, restaurantes, lanchonetes, é destino na maioria das vezes, no lugar mais próximo, “a pia”. Estatisticamente o Brasil recicla apenas 18 % do óleo usado no país, sendo que apenas 1% do óleo consumido no mundo é reciclado.
1.1 O que são óleos vegetais ?
Os óleos e gorduras são, por definição, substâncias que não se misturam com a água (insolúveis) e podem ser de origem animal ou vegetal. O óleo vegetal, que é o que dá origem aos óleos de cozinha, pode ser obtido de várias plantas, ou sementes, como o buriti, mamona, soja, canola,