Audição
A audição é um dos cinco sentidos e o primeiro a ser gerado ainda no feto. O ouvido é o responsável pela audição e pelo equilíbrio do corpo. É composta por três estruturas: orelha interna, orelha média, e orelha externa.
Ouvido Externo
Pavilhão auricular (orelha) - coleta e encaminha o som para dentro do canal auditivo
Canal auditivo (canal auditivo externo) - direciona o som para o ouvido
Ouvido Médio
Tímpano (membrana timpânica) - transforma sons em vibrações
Martelo, bigorna e estribo - esta cadeia de três pequenos ossos (ossículos) transferem as vibrações para o ouvido interno.
Ouvido Interno
Ouvido interno (cóclea) - contém líquido e "células ciliadas" extremamente sensíveis. Esses cílios das células são semelhantes os pelos e movem-se quando estimulados por vibrações sonoras.
Sistema ou aparelho vestibular - contém células que controlam o equilíbrio.
Nervo auditivo – envia sinais da cóclea ao cérebro.
Funcionamento
As ondas sonoras chegam até o aparelho auditivo, fazem o tímpano vibrar que, por sua vez, fazem os três ossos da orelha (martelo, bigorna e estribo) vibrarem; as vibrações são passadas para a cóclea, onde viram impulsos nervosos que são transmitidos ao cérebro pelo nervo auditivo.
Tipos de Perda Auditiva
Perda Auditiva Condutiva
Qualquer problema no ouvido externo ou médio que impeça que o som seja conduzido de forma adequada é conhecido como uma perda auditiva condutiva. Perdas auditivas condutivas são geralmente de grau leve ou moderado, variando de 25 a 65 decibéis.
Em alguns casos, a perda auditiva condutiva pode ser temporária. Dependendo da causa do problema, medicação ou cirurgia podem ajudar. Os casos de perda auditiva condutiva podem ser tratados com o uso do aparelho auditivo ou com implante de ouvido médio.
Perda Auditiva Sensorioneural
A perda auditiva sensorioneural resulta da falta ou dano de células sensoriais (células ciliadas) na cóclea e geralmente é permanente. Também