Atuação do psicologo nas organizações do trabalho
Entre as mudanças ocorridas no mundo contemporâneo, houve possibilidades de o psicólogo pesquisar, atuar e intervir, adequando-se aos impactos ocorridos nas dimensões culturais, sociais, humanas e individuais.
Os fatores fundamentais na construção das interações humanas são as atividades de trabalho, nas suas formas de subjetivação,de constituição de agrupamentos humanos e da sociedade e no que afeta seus valores e projetos de vida. Nesse sentido, a atuação do psicólogo organizacional e do trabalho deve acompanhar as transformações do contexto e o desenvolvimento da ciência. O que se percebe é um alargamento das atividades deste profissional e o intercâmbio da Psicologia com outras disciplinas.
As práticas tradicionais, talvez ainda dominantes nessa área de atuação, estão sofrendo transformações em função do desenvolvimento científico e das mudanças no contexto do trabalho:
• a análise do trabalho tem recorrido a novas técnicas devido ao impacto das novas tecnologias; o recrutamento e seleção foram fortemente terceirizados,diminuiu o peso dos testes psicológicos, e novos instrumentos são usados; o treinamento e desenvolvimento estão mais relacionados ao conhecimento e aprendizagem continuada como fortes fatores competitivos, fazendo com que o trabalhador se torne um agente ativo dos processos de desenvolvimento de suas competências pessoais e profissionais; a avaliação de desempenho deixou de ser feita apenas por gerentes e supervisores e são vinculadas ao desempenho do grupo e da organização.
Além das mudanças nas práticas tradicionais, a inserção do psicólogo em equipes multidisciplinares incorporou novas práticas ao seu campo de atuação, antes realizadas por outros profissionais: na área de administração de pessoal, com atividades como planejamento e enriquecimento de cargos, movimentação e desligamento de pessoas, remuneração e benefícios, planejamento de recursos humanos;
• no campo de qualificação, aparecem