Acidos e bases
As substâncias que se dissociam como íon ,em água eram chamadas de eletrólitos. Sendo considerada eletrólito forte quando se separavam totalmente e eletrólito fraco quando se separavam parcialmente.
Conforme a teoria de Arrhenius é considerado ácido uma substância que contém hidrogênio e que em água liberam íons H+, podendo ser monoácidos, quando podem perder apenas 1 íon Hidrogênio e diácidos quando podem perder 2 hidrogênios.
É considerado base a substância que libera íon hidroxila (-OH) , sendo chamadas de monobase quando, na molécula existir apenas um grupo hidróxido, e de dibase quando existir 2 grupos hidróxido. Potencial Hidrogêonico – PH
É uma característica determinada pela quantidade de íons de hidrogênio (H+) numa substância. Quanto maior a concentração de íons H+ numa substância menor é o PH e a concentração de –OH.
São consideradas ácidas, as substâncias que possuem o PH de 0 a 7, neutras as possuem em torno de 7 e as substâncias que possuem 7 a 14 são as básicas ou alcalinas.
Indicadores de pH
Diversos processos químicos, dependem diretamente do controle da concentração de íons H+ (pH) no meio reativo, este controle pode ser feito por potenciômetros.
São de extrema utilidade as substâncias químicas que oferecem indicação visual, essas substâncias são chamadas indicadores, e geralmente são utilizadas quando o uso de potenciômetros não é adequado.
Indicadores ácido-base
Os indicadores ácido-base são compostos orgânicas que ao entrar em contato com um ácido ficam com uma cor e ao entrar em contato com uma base ficam com outra cor. Assim, para saber se uma composto é ácido ou base, podemos utilizar um indicador orgânico para identificar a função química. Alguns indicadores naturais também podem ser utilizados, como o repolho roxo e a flor hortência e o