Atps administração anhanguera
Introdução
Como o contexto ambiental muda dinamicamente a cada instante, as empresas precisam continuamente redistribuir, reajustar e reconciliar seus recursos e competências disponíveis com seus objetivos e com as oportunidades percebidas no ambiente de tarefa. A estratégia empresarial é o primeiro e principal passo para a empresa atingir uma capacidade de manobra diante de um contexto extremamente mutável, cujos atores e protagonistas se caracterizam por estratégias igualmente inovadoras e imprevisíveis. Estratégia é o movimento integrado, é capacidade de manobra, é mudança, é ação, reação e proação- tudo isso junto e direcionado para alvos a serem atingidos ao longo do tempo.
Noções de estratégia
A noção de estratégia surgiu da atividade militar desde os tempos de Sun Tzu, a 2500 anos atrás. O antigo conceito militar define estratégia como sendo a aplicação de forças em larga escala contra algum inimigo. Em termos empresariais, pode- se definir estratégia como “mobilização de todos os recursos da empresa em âmbito global, visando atingir objetivos a longo prazo.
Abordagens da estratégia
A estratégia pode constituir um padrão de comportamento, uma posição desejada ou uma perspectiva futura. Ela consiste em selecionar entre várias alternativas existentes a hipótese aceitável (teoria) sobre aspectos internos e externos da empresa e tomar decisões com base nessa hipótese escolhida.
Cada escola administrativa trata a estratégia segundo uma abordagem própria e que privilegia certos aspectos considerados vitais em detrimento de outros. Estratégia representa um dos conceitos mais sofisticados na literatura administrativa. Contudo, estratégia é muito mais do que um planejamento global, uma tentativa de compatibilização, uma decisão global sobre posicionamento e portfólio, ou mesmo um processo de aprendizagem ou de disputa pelo poder ou ciclos de estabilidade, crise e renovação.
As principais características da estratégia empresarial são: