ATPS Teorias da Administracao Universidade Anhanguera
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Laisla Resende dos santos RA 445869
Juliane Aparecida da Silva Soeira RA 9978024743
Prof.ª: Mônica Satolani
Tangará da Serra, 26 de setembro de 2013
1 Introdução
Nas últimas décadas, o mundo do trabalho passou por rápidas e profundas mudanças. Como resultado deste processo, as organizações caminham cada vez mais rumo à inovação e à valorização das pessoas como forma de desenvolvimento e perpetuação, alcançando, assim, melhores resultados.
As mudanças no ambiente organizacional afetam diretamente as estratégias definidas pela organização que se tornam, necessariamente, mais objetivas e adaptáveis. Os modelos de gestão passam a privilegiar o ativo humano e sua estrutura precisa ser cada vez mais pensada de maneira a permitir o melhor aproveitamento do tempo e dos recursos que possuem.
Antes de planejar qualquer mudança, é preciso considerar alguns elementos de grande importância. É necessário ter consciência e a noção de que elementos como ausência de comprometimento, liderança ineficiente, vantagens unilaterais, vícios de trabalho, aversão ao novo, incompetência, dentre outros, são forças que impactam as ações, às vezes de forma positiva, às vezes de forma negativa.
Obviamente existem diversos outros elementos, mas por uma questão de espaço não é possível tratar todas de forma mais aprofundada. O importante é ter noção de que muitas vezes enxergamos a ponta do problema, e que a maior parte dos elementos que exercem influências positivas ou negativas está submersa.
Uma das características mais marcantes do novo ambiente de trabalho é a aprendizagem continuada, o que gera para as organizações o desafio constante de criar e de manter ambientes de trabalho que privilegiem a aprendizagem e o desenvolvimento das pessoas.
O