Custo do dinheiro no tempo
Módulo: 2 – Juros Simples e Composto
Atividade: Modulo 2 - Atividade 4.2.1
Título: Custo do dinheiro no tempo
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira Online
Turma:
Introdução
O valor do dinheiro no tempo se refere ao fato de que receber uma quantia hoje ou no futuro não é a mesma coisa, para confirmar essa afirmativa basta analisar e comparar os fluxos de entrada e saída de caixa em diferentes momentos. Tal análise é resultado dos vários tipos de aplicações financeiras, investimentos ou títulos de créditos, disponíveis que podem ser realizadas por qualquer investidor, seja pessoa física ou jurídica, que disponha de capital, onde o capital aplicado, seja esse aplicado em qualquer tipo de investimento, recebe uma remuneração que pode ser maior ou menor dependendo do tipo de aplicação financeira escolhida.
Justificativa Ao investir o capital disponível, em qualquer tipo de aplicação financeira, ele passa a render juros, de modo que renderá mais capital no futuro. Esse rendimento será então a taxa de remuneração para a aplicação financeira escolhida. Para poder comparar fluxos em dinheiro relativos a diferentes períodos de tempo, torna-se necessário entrar em consideração com fatores de atualização e capitalização que corrigem os valores disponíveis através das diferenças temporais dos valores verificados.
Desenvolvimento
A atualização é a operação que calcula o valor hoje, aplicado em um tempo 0, de um ou mais fluxos monetários a ocorrer no futuro, este valor diz-se valor presente. Já a capitalização é a operação inversa que calcula o valor futuro, de um capital já aplicado por um período qualquer e conhecido n, de um ou mais fluxos monetários a ocorrer em períodos de tempo anteriores a n, este valor diz-se valor futuro.
Quando ocorre o processo de reinvestimento, ou não, dos juros de uma aplicação financeira, tem-se então um regime de capitalização, onde durante o prazo de aplicação, os juros pagos após