avaliação escolar
Educadores do CEMA21 de agosto de 2012 03:04
Olá queridos professores! Bem-vindos ao blog dos educadores do CEMA!
Este espaço foi criado com o objetivo de podermos compartilhar melhor as discussões relacionadas ao tema avaliação, a partir da leitura dos capítulos 1, 2, 3 e 4 do livro Avaliação Escolar: mitos e Realidades – Michel Barlow.
Para que esta ferramenta atinja o objetivo proposto, cada professor deverá postar seu comentário acerca de cada um dos capítulos estudados, ler os comentários dos colegas e fazer pelo menos uma interação com alguma das postagens em relação aos textos. Ou seja, após ler as contribuições dos colegas, escolha uma delas para responder.
Bom estudo!
Abraços
Edileuza
Responder
Projeto de Cinema23 de agosto de 2012 04:51
Olá amigos,
Espero que tenham apreciado a leitura. Vamos lá então!
Cap. 1: Neste capítulo me chama atenção o tema "A avaliação: Ato de comunicação e espelho da ação." Quando o autor aborda a questão da avaliação ser bilateral temos uma ideia mais clara dos motivos para avaliar. O educador precisa de um instrumento para avaliar seu trabalho e este pode bem ser a avaliação dos seus alunos. O autor coloca o aluno como autor da mensagem e não como um mero receptor. Ora, é claro que o educando tem algo a dizer sobre o trabalho do educador e isto fica claro nos resultados de nossas avaliações. Avaliações mal formuladas, sem um propósito claro, com questões ambíguas ou que não estejam dentro de uma prática adequada gerarão respostas imprecisas ou resultados errôneos sobre o trabalho do educador.
Cap.2: De um modo geral neste capítulo entendo que nós educadores devemos hoje buscar um sistema mais adequado de "pesar" uma avaliação. O fato de atribuir simplesmente uma quantidade de pontos a uma avaliação não é mais o suficiente. Quando uma estudante "erra" uma questão ele quer saber o que errou, como, por que e melhor ainda, como acertar.