Medidas de Pressão - Mecânica dos Fluidos
Disciplina: Mecânica dos Fluidos
Professora: Karine Cristiane de O. Souza
MEDIDAS DE PRESSÃO
Douglas de Souza Rodrigues 1020840/8
FORTALEZA
16/10/2012
Introdução
A prática consta da medida de uma pressão acima da pressão atmosférica, uma medida de pressão abaixo da pressão atmosférica e uma medida de pressão diferencial. Neste trabalho, usaremos o manômetro de tubo em U.
A medida de pressão por meio de coluna de fluido é baseada na seguinte equação de estática: dp/dz = -ɣ
Onde p = pressão em N/m²; z = cota em m; ɣ = peso específico do fluido em N/m³
Quando integrada entre dois pontos 1 e 2, de um fluido incompressível separadas por um desnível H, a equação da estática torna-se:
P2 – P1 = ɣH
Tomando como base o teorema de Stevin, a medida do desnível verificado entre os dois ramos de um tubo em U corresponde á medida da diferença de pressão exercidas entre os dois ramos. Se um dos ramos está aberto para a atmosfera, tem-se a medida de pressão relativa à pressão diferencial.
Embora o fluido esteja em escoamento, todas as tomadas de pressão utilizadas estão ligadas a sensores estáticos, isto é, cujos orifícios têm o eixo perpendicular à direção do escoamento. Assim as pressões serão sempre estáticas.
Para isso, utiliza-se da seguinte montagem:
A tomada de pressão estática, do tubo de Prandtl, deve ser interligada por meio de um “tê” e uma mangueira plástica, aos ramos esquerdos dos manômetros 1 e 2;
A tomada de pressão estática do tubo de 3 polegadas deve ser interligada por meio de um “tê” e uma mangueira plástica, aos ramos direitos dos manômetros 2 e 3.
Objetivos
Realizar medidas de pressão em escoamento de ar por meio de monômetros de tubo em U;
Familiarizar-se com o conceito de pressão relativa;
Verificar a influência de peso específico do fluido manométrico.
Metodologia
Preparação do sistema
1. Posicionar o tubo de Prandtl no centro do