custo do dinheiro ao longo do tempo
Atividade: 4.2.1
Título: Custo do dinheiro ao longo do tempo
Aluno: Alessandra Lima de Campos
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: Pós ADM 17 SJC
Introdução
O dinheiro tem valor no tempo, esta é uma frase característica do mundo financeiro. As decisões financeiras envolvem custos e benefícios que estão espalhados sobre o tempo; portanto, os tomadores de decisão financeira, na família e nas empresas, têm que avaliar se investir o dinheiro hoje é justificado pelos benefícios esperados no futuro. O capital inicialmente empregado, denominado principal, pode crescer devido aos juros segundo duas modalidades: juros simples ou compostos.
Justificativa
O valor do dinheiro no tempo se refere ao fato que dinheiro na mão hoje vale mais do que a esperança dessa mesma quantia ser recebida no futuro. Pois o dinheiro na mão hoje pode ser investido, rendendo juros, de modo que aumentará a quantia de dinheiro no futuro; ou o poder de compra do dinheiro pode mudar no tempo devido à inflação, ou ainda, a receita de dinheiro esperada no futuro é, geralmente, incerta.
Desenvolvimento
O valor do dinheiro sofre influência dos juros a ele aplicado, seja através de um investimento que o faça render, o custo de sua captação ou até mesmo o custo de oportunidade, quando o mesmo não é investido.
Receber R$ 10 mil hoje vale mais que receber a mesma quantia daqui a um ano. Os juros fazem toda diferença, funcionam como um “aluguel pago” aos donos do capita, ou seja, é a remuneração pelo empréstimo do dinheiro.
Numa economia de mercado, eles são essenciais e, existem porque a maioria das pessoas prefere o consumo imediato, e está disposta a pagar um preço por isto. Para quem empresta, os juros são uma compensação pela transferência do usufruto do capital. Já para quem investe, os juros representam o retorno de um capital investido. O valor investido/emprestado é comumente chamado de principal, e a porcentagem do principal que é