A transformação e o custo do dinheiro no tempo

1862 palavras 8 páginas
Introdução
Uma vez que consideramos a Gestão financeira de uma empresa, seu valor e suas decisões, precisamos estar atentos ao fluxo de caixa presentes como futuros, entradas e saídas. Assim como os indivíduos, sempre se deparam com oportunidades para obter taxas de retornos positivas sobre seus fundos, ou seja, as taxas de juros acima de zero. Ter uma visão de longo prazo requer que o administrador financeiro, reconheça o valor do dinheiro no tempo. Da mesma forma se dá no caso de indivíduos que optam por empréstimos financeiros.

Justificativa

A justificativa deste trabalho se dá com base na importância de analisarmos de forma coerente as diversas maneiras de capitalização que o dinheiro pode sofrer, uma boa análise é crucial para tomada de decisão de um financiamento, empréstimo, investimento, etc. que a empresa necessita ao longo do tempo.

Desenvolvimento
O juro trata-se da remuneração de um capital empregado, é a taxa de juros que permite que o principal tenha um valor diferente após um determinado período de tempo. Esses juros podem ser simples ou composto.

Valores de decisões podem ser avaliados, usando-se tanto técnicas de valor futuro como de valor presente. Embora essas técnicas, quando aplicadas corretamente, irão, resultar nas mesmas decisões, as decisões são tomadas assumindo-se perspectivas diferentes. Técnicas de valor futuro são utilizadas para encontrar valores futuros, os que são medidas típicas do final da vida do projeto, enquanto que as técnicas de valor presente são usadas para encontrar valores presentes, medidas do início da vida do projeto (tempo zero).

Veja o exemplo: Suponha que você tenha pegado emprestado R$ 1.000,00. Sobre esse valor, vai incidir uma cobrança de juros simples de 10% ao ano. Qual é o valor que você deve pagar no futuro por esse empréstimo, considerando que ele será pago em uma única parcela ao final de 1 ano?

Aplicando a fórmula... VF = VP + VP x i x n
Substituindo os

Relacionados