Custo do dinheiro ao longo do tempo
Módulo: 2
Atividade: Individual
Título: Analisar o custo do dinheiro ao longo do tempo
Aluno:
Disciplina: Matemática financeira
Turma:
Introdução
Os Juros representam o preço que haverá de ser pago ao credor como forma de remuneração pela utilização do capital que foi disponibilizado. A perspectiva econômica dos juros relaciona-se ao custo de oportunidade que significa a escolha do melhor benefício após análise comparativa das melhores opções para utilização dos recursos financeiros, ou seja, o custo de oportunidade esta relacionado com as escolhas que fazemos tais como, investir em ações, renda fixa, títulos cambiais, derivativos, commodities, entre outros.
Justificativa
Os juros cobrados é uma forma de cobrir a inflação esperada, o juro real, o risco, entre outros. Portanto, o dinheiro vale mais hoje devido a inflação; devido a possibilidade de investi-lo e receber mais no futuro; devido a incerteza de não receber o dinheiro no futuro (risco de crédito); além de alguns investimentos não sabermos o quanto vamos receber no futuro (risco de mercado). O dinheiro perde o valor ao longo do tempo, por isso é importante notarmos que os juros que são responsáveis por garantir o valor financeiro disponível hoje e que seja equivalente ou maior ao que teremos no futuro.
Desenvolvimento
A taxa de juros é simples quando o valor total dos juros é resultante da sua incidência somente sobre o capital inicial, ou seja, a taxa não incide sobre o valor dos juros acumulados periodicamente. Cresce linearmente e um pouco lento.
A taxa de juros é dita composta quando o valor total dos juros é resultante da sua incidência sobre o capital inicial e também sobre o valor dos juros acumulados periodicamente. Cresce exponencialmente, portanto mais rápido que na capitalização simples.
Exemplo de crescimento linear e exponencial.
O juro simples é uma boa opção a ser aplicada em financiamentos, pois o montante final será menor. Logo,