Atuação do psicólogo organizacional
ADILSON NATÃ DE SOUZA CRUZ
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
RESUMO
O presente artigo refere-se a um estudo sobre a atuação profissional do psicologia organizacional. Objetivou-se apresentar o conceito de psicologia organizacional que está em evidência no mercado de trabalho e a práxis do profissional deste fazer. Avaliando a atuação do profissional de psicologia oraganizacional, verificou-se que ainda está pautada no modelo tradicional – seleção/treinamento/avaliação de desempenho, mas este quadro está se modificando para as demais atuações do psicólogo organizacional, tais como programa de qualidade de vida, execução de projetos, entre outros. Isso demonstra uma inserção para novos rumos, mais voltados para organização de maneira geral. Também foi verificado que o psicólogo organizacional tem perdido espaço para outros profissionais das áreas de humanas, como sociólogos, administradores e outros.
PALAVRAS-CHAVES
Palavras-chaves: Psicologia organizacional; atuação profissional; práxis INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta as principais formas de atuação do psicólogo organizacional e seus maiores desafios no que dia respeito a competitividade com outros profissionais de diferentes ramos que também estão sendo inseridos na área de Recursos Humanos. O trabalho revela-se como importante, pois a partir do levantamento dos dados poderá ser feita uma análise e elaborar alternativas para melhorar e aprimorar a atuação do psicólogo organizacional.
1. Atuação do Psicólogo Organizacional
A atuação do psicólogo dentro da organização é eminentemente voltada a métodos tradicionais, como recrutamento, seleção e treinamento, mesmo após as inúmeras mudanças no contexto econômico, social, cultural e tecnológico pelo qual passou a psicologia organizacional, tais mudanças, devido ao contexto atual onde o mercado está altamente competitivo e o que diferencia as organizações são as pessoas,