Atuação do nutricionista em saúde pública na promoção da alimentação saudável.
O artigo “Atuação do nutricionista em saúde pública na promoção da alimentação saudável” aborda a inserção do nutricionista na Saúde Pública, com base em estudos os quais foram objetivados a levar a uma reflexão sobre o desenvolvimento de competências para a o melhoramento e promoção de práticas alimentares mais saudáveis. Neste periódico foram apresentados alguns resultados desses estudos os quais a principal finalidade era descrever e analisar a inserção do profissional de Nutrição na Saúde básica e no Programa Saúde da Família, e propostas para a sua atuação no campo da Saúde Pública. Após essa analise o presente artigo apresentou sugestões de temas que podem contribuir para o desenvolvimento dessas competências: peculiaridades da intervenção sobre questões do cotidiano como é o caso da alimentação, a intervenção em nutrição como cuidada, trabalho em equipe e formação como educador.
A construção da identidade profissional na graduação do nutricionista.
O artigo propôs um conhecimento sobre a identidade profissional e sua forma de trabalho no decorrer da graduação de futuros nutricionistas, esse estudo foi feito através de depoimentos de coordenadores e alunos dos cursos na cidade de São Paulo.
No artigo foi observado que a identidade do profissional é preocupante, por ser trabalhada por meio de discussões sobre contribuições éticas e atribuições específicas do nutricionista. Os coordenadores consideram importantes o debate e a pesquisa sobre o tema e recomendam seu acontecimento na graduação de modo que seja abordado cotidianamente nas aulas.
A proposta é um maior aprofundamento no assunto, abordando a necessidade de formação docente. Os alunos se preocupam com a pratica profissional, em todas as áreas e com o futuro reconhecimento social. Ao ler o artigo concluímos que com a expansão da ciência da nutrição e a atuação