Preparo do Concreto
O preparo do concreto é uma série de operações executados de modo a obter, à partir de um determinado número de componentes previamente conhecidos, um produto endurecido com propriedades especificas detalhadas em um projeto.
Alguns cuidados devem ser observados antes da etapa de concretagem que são:
- verificação das formas com relação à capacidade de resistir esforços, estanqueidade e absorção.
- dimensionamento correto
- limpeza
- aplicação de desmoldantes (Os desmoldantes são agentes que, aplicados na superfície de moldes, evitam que a peça moldada tenha aderência)
2) Manuseio e Estocagem:
Cimento - Deve estar acondicionado em locais secos e com pouca umidade, com empilhamento máximo de dez sacos, sempre sobre estrados de madeira. Quando passado de 30 dias de estocagem é mais aconselhável utilizá-lo em elementos de menor importância como pisos. - Agregados - Ter certeza da uniforme distribuição granulométrica, evitando-se a segregação. Todos os materiais devem estar isentos de impurezas. - Água - Verificar se existe contaminação de algum material incompatível com o cimento ou aço se for material estrutural. - Aditivos - Cuidados com a identificação e correta aplicação do produto, de acordo com a especificação.
3) Dosagem
É o processo de se estabelecer as proporções dos materiais, seja em volume ou massa. Normalmente o concreto dosado em volume é aquele preparado em obra, através de padiolas, pelos volumes aparentes dos materiais. Existem dosadores contínuos de volume que funcionam através de comportas reguláveis que descarregam os materiais sobre esteiras. A água é regulada através de dosadores com vazão controlada.
O concreto dosado em usina ou laboratório é normalmente em massa, através de balanças de precisão, sendo um processo mais exato com a correção da umidade executada de maneira mais correta. Os agregados são normalmente colocados em silos e descarregados por comportas hidráulicas. O cimento pode ser