PENT
O Turismo é, sem dúvida, um sector estratégico prioritário para Portugal. Trata-se de um sector onde temos enormes vantagens, competitivas e claras, como se sucede com poucos outros.
O produto turismo tem vindo a sofrer uma elevada segmentação, com consequente diversificação e personalização da oferta com o aparecimento de novos mercados emissores e novos produtos.
Uma grande tendência que tem afetado o Turismo é a crescente importância dada às questões ambientais e a preocupação com a sustentabilidade. Este dado tem tido relevância em todo o sector, não só no segmento Turismo de Natureza ou Eco-Turismo, mas também em todos os outros segmentos. A qualidade ambiental contribui não só para a sustentabilidade, mas também para o incremento da competitividade do sector. Para este perfil de turista, o critério ambiental é relevante na definição do seu destino. São valorizados destinos com preocupações com a preservação da natureza e da biodiversidade e com uma imagem ecológica (eficiência energética, utilização de energias renováveis, etc).
Um fator relevante nas escolhas dos consumidores e ao qual é dado cada vez mais significado é a segurança. A perceção de segurança muitas vezes condiciona escolhas e por vezes simples eventos negativos podem influenciar a evolução e procura de determinados mercados.
A visão para o Turismo em Portugal é uma visão estratégica ambiciosa, e assente em 3 pilares: Portugal deverá ser um dos destinos de maior crescimento na Europa, através do desenvolvimento baseado na qualificação e competitividade da oferta, transformando o sector num dos motores de crescimento da economia nacional.
Evolução recente – Turismo em Portugal
Em Julho 2012 existiam em Portugal 2 046 estabelecimentos hoteleiros. Nos últimos três anos, a oferta hoteleira nacional cresceu 2.9%: 58 estabelecimentos. Os hotéis, que representam quase metade da oferta, foram os principais responsáveis pela evolução verificada, assumindo um