Pent
O PENT é o Plano Estratégico Nacional do Turismo, desenvolvido pelo Governo, da responsabilidade do Ministério da Economia e da Inovação, que tem como objectivo dinamizar todas as áreas do país, desenvolvendo o Turismo e aumentando as receitas em Portugal, contribuir mais para o PIB nacional, aumentar o empego qualificado, melhorar as acessibilidades, desenvolver o turismo residencial e de saúde, criar uma imagem mais forte junto dos clientes exigentes e acelerar o crescimento do turismo interno até 2015.
O Turismo tem uma importância verdadeiramente estratégica para a economia portuguesa em virtude da sua capacidade em criar riqueza e emprego, constituindo-se como um dos motores do desenvolvimento social, económico e ambiental, a nível regional e nacional tendo o seu peso vindo a crescer nos últimos anos (11% do PIB em 2004).
No entanto, o que esteve na origem da criação de uma estratégia ao nível turístico foi o facto de Portugal ter perdido quota de mercado a nível internacional, e também pelo turismo estar muito concentrado e dependente de quatro mercados emissores (Reino Unido, França, Espanha e Alemanha) e de três regiões (Algarve, Lisboa e Madeira), o que condiciona o turismo em termos de sazonalidade.
Para esta situação foi, então, necessário o desenvolvimento de um plano estratégico que visasse a concretização dos objectivos a que se propôs. Esse plano estratégico está traduzido no PENT, que pretende valorizar todas as regiões de Portugal, melhorar as acessibilidades, criar uma imagem mais forte junto dos clientes exigentes, assim como responder à sofisticação da procura e a um número crescente da concorrência.
O PENT ambiciona que Portugal venha a ser um dos destinos de maior crescimento na Europa, através do desenvolvimento baseado na qualificação e competitividade da oferta, transformando o sector num dos motores de crescimento da economia nacional.
Portugal ambiciona, ao mesmo tempo, crescer anualmente: