ATRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Daniella Carolina Evangelista daSilva
Angélica Crispim
Resumo
Este artigo tem como tema:ATRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. A finalidade deste artigo é investigar as características das três principais formas de avaliações. Foi escolhidacomo metodologia uma pesquisa a partir de fontes bibliográficas. A pesquisa mostra conceitos semelhantes a respeito do tema em questão. Assim, é possível observar que o processo avaliativo deve ser feito não como um fim, mas como um meio de se alcançar um resultado efetivo no âmbito do processo ensino-aprendizagem. Para que isso seja possível, é indispensável a promoçãodas mudanças necessárias nesse processo, sendo assim, a avaliação é imprescindível para que se produza indicativos e assim se invista na obtenção do saber.
Palavras-chave: Avaliação. Atribuições. Diagnóstica. Somativa.Formativa.
INTRODUÇÃO
Em consonância com a lei 9.394/96(Lei de Diretrizes e Base da Educação/LDB), a proposta avaliativa deve ser processual, contínua e sistemática. Dessa maneira, a aferição do rendimento escolar deve observar os seguintes princípios: avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os aspectos quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os resultados de eventuais provas finais. Com essa instituição da LDB, a avaliação dos discentes deve ser processual(função formativa), contínua e sistemática. Assim, as atribuições do processo avaliativo no processo ensino-aprendizagem deve acontecer no decorrer de todo o processo em que a aprendizagem é desenvolvida, de forma que dê a direção à prática educativa.
Ainda de acordo com os parâmetros da LDB, pode-se entender que é indispensável que no processo ensino-aprendizagem, a avaliação esteja alicerçada em três principais funções: a função diagnóstica, a função formativa/processual e a função somativa. Bloom(1993)