ATPS C lculo 2
Essa atividade é importante para poder verificar a aplicação da derivada inserida em conceitos básicos da física. A noção intuitiva de movimento, velocidade, aceleração é algo intrínseco a todos, já que é algo natural. No entanto, quando visto sob um olhar crítico científico, pode se observar as leis da física, em que as operações matemáticas e regras de derivação básica estão intimamente ligadas a essas leis.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Passo 1
Pesquisar o conceito de velocidade instantânea a partir do limite, com ∆t→0.
Comparar a fórmula aplicada na física com a fórmula usada em cálculo e explicar o significado da função v (velocidade instantânea), a partir da função s (espaço), utilizando o conceito da derivada que você aprendeu em cálculo, mostrando que a função velocidade é a derivada da função espaço.
Dar um exemplo, mostrando a função velocidade como derivada da função do espaço, utilizando no seu exemplo a aceleração como sendo a somatória do último algarismo que compõe o RA dos alunos integrantes do grupo.
Existem muitas maneiras de descrever como algo se move rápido, Velocidade media e Velocidade escalar média, sendo que as medidas de um intervalo de tempo ΔT. Por exemplo, uma partícula movendo em um dado instante, sua velocidade instantânea ou velocidade V, ela estando em qualquer instante de tempo é obtida a partir da velocidade media em redução.
À medida que Δt é reduzida, a velocidade media se aproxima de um valor limite, que é a velocidade naquele instante: V= lim→Δt 0 ΔxΔt = dx dt.
A Primeira Velocidade que vemos no exemplo acima éa taxa da partícula tendendo a T, a segunda V mostra a inclinação da curva.
A velocidade instantânea em calculo em um número que tendem a velocidade media,quando o intervalo diminui de tamanho, por exemplo, V = V0 + a.t
Onde:
V: é a velocidade final do móvel.
V0: é a velocidade inicial do móvel. a: é a aceleração