Análise projeto de ser - livro "prostituta respeitosa"
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Instituto de Psicologia
ANÁLISE DO PROJETO DE SER DE LIZZIE
Disciplina: Personalidade II.
Docente: Fernando Gastal.
Discentes: Letícia Florencio; Pamela Cruz.
Rio de Janeiro
Junho de 2014.
Introdução:
No intuito de reunir as diversas temáticas abordadas na disciplina de Personalidade II ministrada pelo professor Fernando Gastal, no curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi proposta como trabalho final a elaboração de uma análise existencial do Projeto de Ser de uma personagem literária à luz da produção teórica e filosófica de Sartre. Para sua realização, foi escolhida uma peça de autoria do próprio Sartre, de título “A Prostituta Respeitosa”. Por ser histórico, dialético e social, o homem sartreano deve ser compreendido em toda a trama de sua existência, dessa forma, tentaremos trazer essa compreensão mais aprofundada a fim de favorecer a reflexão sobre os fatores que constituem o Projeto de Ser e como o mesmo é apropriado por esse homem satreano.
Apresentação da obra:
A peça “A Prostituta Respeitosa” texto do autor francês expoente do existencialismo, Jean Paul Sartre. A obra é datada de 1946, baseada em fatos reais, e retrata os Estados Unidos da década de 40. A segregação racial é o foco principal abordado ao longo de todo enredo. Para além da questão racial, entram também a ingenuidade, a moral, a ética e a tensa relação entre opressores e seres marginalizados como cenário no qual Sartre reafirma a primazia da existência sobre a essência.
Apresentação da personagem principal:
Lizzie é uma jovem prostituta branca que se vê envolvida em problema racial. Ela sai de Nova York para tentar a vida em uma cidade no sul dos Estados Unidos. Durante a viagem de trem, se torna testemunha do assassinato de um homem negro por um homem branco. Ela tenta não tomar partido, e