Atps técnicas de negociação
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Técnicas de Negociação
Roteiro de preparação para negociações salariais
Prof.ª MSc. Karem Grubert Rojas
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
São Paulo, abril de 2013.
ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS
No mundo empresarial sempre irá existir trabalhadores pleiteando e negociando melhores condições de trabalho com seus empregadores. É fato que ninguém quer trabalhar insatisfeito. Pesquisas apontam que o maior motivo de insatisfação no trabalho é o salário e a falta de reconhecimento. Esses são os principais fatores que levam o trabalhador a pedir demissão ou reivindicar por um salário mais justo.
Em processos de negociação salarial faz-se necessário a elaboração de planejamento, além de relacionar argumentos bem fundamentados e concretos.
Devemos também considerar que o perfil das partes envolvidas na negociação deverão ser consideradas, pois com isso, no momento de definir as estratégias, poderemos minimizar quaisquer riscos de fracasso durante a negociação.
Vale salientar que, o fato de dispormos de tempo para nos prepararmos não significa que não poderemos nos deparar com fatores outros não contemplados anteriormente que podem nos encaminhar para respostas não esperadas.
O “não” é uma resposta a qual, apesar de não ser a resposta esperada pode ocorrer ao longo do processo de negociação e para isso as partes devem ter preestabelecido limites para concessões e disponibilidades permitindo assim, a transformação do mesmo “não” em uma resposta positiva, mesmo que não sejam atingidos os 100% preestabelecidos durante o planejamento.
A falta de planejamento faz com que estejamos desprevenidos e despreparados comprometendo ainda mais os resultados da negociação por não termos tempo para contemplar, analisar e ponderar sobre todos os pontos propostos, além de comprometer o