Trilho de ar
1. IDENTIFICAÇÃO Título. Nome. Contato.
2. RESUMO Inicialmente, deve ser feito um resumo dos principais aspectos a serem abordados no relatório, tomando por base, as etapas constantes do procedimento experimental desenvolvido e dos resultados obtidos.
Este item deve ser elaborado de forma clara e sucinta para proporcionar ao leitor os tipos de informações fornecidas no documento. 3. INTRODUÇÃO Apresentar os pontos básicos do estudo ou atividades desenvolvidas, especificando as principais aquisições teórico-metodológicas, referentes às técnicas empregadas. Neste item é dado um embasamento teórico do experimento descrito para situar o leitor naquilo que se pretendeu estudar no experimento. A literatura é consultada, apresentando-se uma revisão do assunto. Normalmente, as citações bibliográficas são feitas por números entre parênteses e listadas no final do relatório. Lembrar que a introdução não é uma cópia da literatura. Não copie os textos consultados, para isso basta uma máquina de fotocópias.
4. MATERIAIS E MÉTODOS (PARTE EXPERIMENTAL) Descrição detalhada do experimento realizado, dos métodos analíticos e técnicas empregadas, bem como descrição dos instrumentos utilizados. Não é um receituário. Este item precisa conter elementos suficientes para que qualquer pessoa possa ler e reproduzir o experimento no laboratório. Geralmente são utilizados desenhos e diagramas para esclarecer sobre a montagem da aparelhagem.
Não deve incluir discussão de resultados.
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO Esta é a parte principal do relatório, na qual serão mostrados todos os resultados obtidos, que podem ser numéricos ou não. Atenção: utilize apenas os dados obtidos experimentalmente, ou seja, não invente ou copie da internet ou do vizinho. Seja honesto e cultive desde o início a ética