Atps tecnicas de negociação
UMA REFLEXÃO SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA NA NEGOCIAÇÃO.
O PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO E AS VARIÁVEIS BÁSICAS DE NEGOCIAÇÃO
AS HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES
O PLANEJAMENTO DA NEGOCIAÇÃO E A ÉTICA NAS NEGOCIAÇÕES
Relatório da Disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) sob a Orientação da Professora
Campinas, 04 de Abril de 2012
Introdução
Este relatório foi desenvolvido com o objetivo de iniciar o estudo de Técnicas de Negociação, promovida pelo trabalho de ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas) da Etapa 1 e 2.
Os autores descritos na capa deste relatório/resumo tiveram como base de informação em definições de alguns autores de livro, no PLT, em sites, e até mesmo em definições baseadas na própria experiência de vida.
O conceito deste trabalho é aprimorar o conhecimento sobre negociação e suas variáveis básicas, alem de nos mostrar como funciona o enfoque sistêmico.
Desenvolvimento
O conceito de negociação vem sendo estudado por muitos autores. Ressaltaremos agora algumas de suas definições.
Diferentes Conceituações de Negociação
Quando se pensa em negociação pode-se pensar em diferentes aspectos, desde as mais simples e tradicionais, como a visão de COHEN (1980) voltada para a questão do uso da informação e do poder focada num relacionamento que levam as negociações do tipo "ganha-perde"até chegar nas definições mais amplas e preocupadas com o relacionamento dos envolvidos no processo e com a busca do "ganha-ganha".
Negociação é um campo de conhecimento e empenho que visa à conquista de pessoas de quem deseja alguma coisa (Cohen 1980).
A definição citada mostra o desejo de negociar com as pessoas visando algum interesse pessoal onde o autor cita a conquista das pessoas no sentido de levar vantagem sobre a outra parte.
O interesse de conduzira negociação para um rumo que