Blue heeler
História da raça
O Blue Heeler ou Australian Cattle Dog foi desenvolvido por colonizadores no século XIX para agrupar o gado em grandes ranchos australianos. Os colonizadores trouxeram alguns cães da Europa tais como Smithfield e o Collie, mas estes não agüentaram as duras condições de trabalho e o clima do novo continente. Assim, os rancheiros começaram a experimentar novas cruzas. O Blue Heeler derivou-se primeiramente de uma mistura de importações salpicadas lisas, azuis de Collie Escocês e de Dingos Australianos selvagens. Kelpie, Dálmata e Bull Terrier também foram adicionados. O resultado gerou um cão excelente para agrupar o gado como poucos, que trabalhavam quietamente e vigorosamente, dispostos e capazes de dirigir o gado através de vastas distâncias sob circunstâncias empoeiradas ásperas e quentes.
Temperamento
São leais, protetores e alertas. E absolutamente leal e obediente ao seu dono. Devido ao seu alto nível de dominância ele é um cão de um dono só. Os cães australianos são muito fáceis de treinar.
Está entre as 3 raças mais inteligentes do mundo e desempenha com excelência o papel de companheiro e de guarda, tendo seu dono como seu melhor amigo.
Criação de Paulo David Topel
Características
O Blue Heeler é um cão de porte médio, resistente ao trabalho, compacto, com musculatura bem desenvolvida, poderoso e muito ágil. Pode ser encontrado nas seguintes cores: azul ou em vermelho salpicado. Os filhotes nascem brancos com algumas pintas em preto, adquirindo a coloração definitiva a partir dos 20 dias de idade, em média. Pesa de 15 a 25 kg. Tamanho: machos: 43 a 48cm e fêmeas: 43 a 45 cm. É uma das raças com maior longevidade chegando em média aos 15 anos de