Bronquite
CURSO DE ENFERMAGEM
CYNTHIA MARTINS MENDES
DANIELLE GEOVANA DE SANT’ANA CARDOSO
ELAINE MARTINS
PHILIPE DACLER
MARIA IVONETE FERNANDES
NAYARA PORFIRIO
NATHÁLIA SILVA FERREIRA
BRONQUITE
Niterói
2012
CYNTHIA MARTINS MENDES
DANIELLE GEOVANA DE SANT’ANA CARDOSO
ELAINE MARTINS
PHILIPE DACLER
MARIA IVONETE FERNANDES
NAYARA PORFIRIO
NATHÁLIA SILVA FERREIRA
BRONQUITE
Niterói
2012
Introdução
A bronquite pode ser considerada uma DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) dependendo do seu tipo, ela acomete os brônquios causando inflamação e edema dificultando assim a passagem do ar. Trata-se de uma doença que pode se desenvolver de forma aguda ou crônica, como possui sintomas muito inespecíficos pode ser facilmente confundida com outras doenças por isso o médico ao examinar o paciente deve estar atento a todos os sinais e sintomas e atentar para necessidade da realização de exames complementares para que o diagnóstico correto seja realizado.
Uma informação importante a ser ressaltada é a existência de uma grande dúvida e até mesmo divergência entre médicos e também entre pacientes sobre a questão da diferenciação de asma e bronquite. Não raramente essas doenças são confundidas por muitos porém são bem diferentes entre si e necessitam de tratamentos específicos.
O presente trabalho pretende esclarecer dúvidas e oferecer informações importantes a respeito da bronquite. Através do conhecimento da doença é possível realizar o tratamento correto e amenizar as crises e os problemas relacionados a ela. Estar atento a fatores que previnem ou minimizam os sintomas também é de suma importância para que o portador da bronquite seja ela aguda ou crônica tenha uma melhor qualidade de vida.
1. Bronquite
Nosso aparelho respiratório é composto pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos e alvéolos (onde