bronquite
1 SLIDE
É a inflamação das principais passagens de ar para os pulmões, caracterizando por excesso de secreção mucosa na árvore brônquica.
A bronquite pode ser aguda (curta duração) ou ser crônica dura por muito tempo e tem alta recorrência.
2 SLIDE
Bronquite aguda
Costuma acompanhar uma infecção viral respiratória. No início, ela afeta o nariz, os seios da face e a garganta e, depois, se espalha para os pulmões. Às vezes, pode-se contrair uma infecção bacteriana secundária nas vias respiratórias. Caracterizada pela tosse excesssiva.
Bronquite cronica
Caracterizada pela tosse produtiva que dura de três meses a 2 anos, pode ser causada por fumo, álcool, poluição atmosférica e clima frio, ou pode ser causada por uma DPOC.
3 SLIDE
Sintomas
As características mais evidentes são a hipertrofia e a hiperplasia das glândulas brônquicas produtoras de muco, paralisia ciliar, broncoespasmo, metaplasia das células calciformes e inflamação crônica, contribuindo com o aumento da produção de muco e obstrução da árvore brônquica, representando o primeiro estágio da DPOC.
4 SLIDE
O objetivo foi revisar condutas e técnicas utilizadas em fisioterapia respiratória no paciente portador de bronquite crônica na fase hospitalar, foi feito uma pesquisa atualizada, comprovando os inúmeros métodos que podem ser utilizados na fase aguda da bronquite crônica.
5 SLIDE
Há tempos, a fisioterapia respiratória vem sendo de primordial importância no tratamento da DPOC com os objetivos básicos de tratar e prevenir complicações, melhorar a obstrução brônquica e a qualidade de vida do paciente.
As técnicas Dentre elas estão a Tapotagem, Punho Percussão, Percussão Cubital, compreensão torácica, vibração torácica, vibro compreensão, estimulação diafragmática.
Uma técnica muito usada é a Drenagem Brônquica ou Drenagem Assistida pela Gravidade que tem como objetivo maximizar o fluxo aéreo dentro das vias aéreas para melhorar a eliminação de