Bronquite
1- Objetivos- Vicente
Com este poster, procuraremos pormenorizar esta doença em todas as suas áreas de análise elaborando também um estudo de caso em que vamos poder analisar a situação de uma pessoa que já teve esta doença.
2- Introdução –Duarte
A bronquite é uma doença que consiste na inflamação dos brônquios (canais que dirigem o ar inalado até aos alvéolos pulmonares) e que é causada por uma infeção, por outras doenças como a pneumonia ou pelos hábitos de tabagismo. Pode ser crónica ou aguda, manifesta-se por sintomas como a tosse e a falta de ar e é diagnosticada através da observação de um médico ou de exames médicos. O seu tratamento faz-se com a administração de medicamentos e a sua recuperação consiste num conjunto de procedimentos saudáveis.
3-Tipos de Bronquite- Carolina
Existem dois tipos de bronquite, a aguda e a crónica. Ambas se expressam da mesma forma mas têm intensidades e durações diferentes.
Bronquite Aguda: Na maior parte dos casos a infeção é provocada por um vírus sendo a infeção por bactérias menos comum. Na bronquite aguda os doentes apresentam tosse produtiva durante 1 a 3 semanas, característica que a distingue do catarro respiratório superior (outra doença) em que a tosse desaparece mais precocemente do que na bronquite aguda .
Bronquite Crónica Esta doença é definida quando há presença de tosse com muco (catarro) na maioria dos dias do mês, em 3 meses do ano, por dois anos sucessivos, sem outra doença que explique a tosse. Quase todos os casos da doença ocorrem pelo efeito nocivo do fumo nos pulmões por vários anos, o que determina uma inflamação da mucosa dos brônquios. Afeta pessoas de todas as idades, mas, geralmente, aquelas com mais de 45 anos. Os asmáticos (pessoas que sofrem de asma) podem ter ainda uma bronquite asmática - inflamação do revestimento dos bronquíolos (seguimento dos brônquios) e que apresenta características semelhantes à bronquite crónica.
4- Causas-