ATPS TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE, UNIDADE 2
. ATPS: TÉCNICAS DA NEGOCIAÇÃO
JOINVILLE
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 3, 4 e 5
CAPÍTULO 1 – A Gestão do Conhecimento................................................................4 e 5
CAPÍTULO 2 – Definições de Negociações.................................................................. 5 e 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................................7
REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS................................................................................ 8
Introdução
Negociar é, sobretudo, trocar concessões de um lado para o outro em busca da conclusão de um acordo. É primordial ter ideias, metas e objetivos estudados na fase de planejamento e procurar incluí-las no rol das alternativas para fechamento do negócio.
O exercício da negociação pressupõe uma efetiva marca de superioridade do homem sobre as outras espécies. Dos seres sobre a terra, o homem é o único com a capacidade de negociar. Todos os demais, frente ao conflito ou diante de situações de conflito de interesse, atacam ou fogem, com reações de proporção compatíveis com a sua dimensão instintiva, quanto ao seu poder ou a sua força.
Deixar de negociar, portanto, é abrir mão de uma prerrogativa exclusiva de seres superiores. A obtenção de resultados pela negociação, sem sombra de dúvidas, leva a um grau de satisfação e comprometimento que as outras formas de consecução acusam.
Entendendo a necessidade de atingir os resultados da negociação, percebe-se a exigência, em relação aos negociadores, de estabelecer algumas premissas. A mais importante destas premissas envolve a preparação de si próprio, e o planejamento, com